Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas noticias > Assuntos > Resultados de pesquisas científicas são apresentados no VII Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa
Início do conteúdo da página

Resultados de pesquisas científicas são apresentados no VII Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 11h14 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 11h02 | Acessos: 1120

A sétima edição do SIC (Seminário de Iniciação Científica) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ocorreu nos dias 09 a 12 de novembro de 2021, dentro da IV JEPE (Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão) e registrou um número expressivo de inscrições. No total, foram submetidos e apresentados 128 trabalhos na modalidade de apresentação oral, feita de forma on-line pela plataforma Google Meet.

Apesar de ser um evento dedicado especialmente aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC/IT) que receberam cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e da Unifesspa, os discentes voluntários também puderam expor os resultados de suas pesquisas.

O evento teve a participação do Prof. Dr. Pedro Demo (UNB), que abriu a JEPE com uma palestra através do YouTube, onde dialogou com a comunidade acadêmica sobre a temática “Universidade: pesquisar, aprender, mudar”. O objetivo foi reforçar a importância de uma graduação bem feita para o futuro do discente.

Comitê institucional de avaliação

Para a avaliação das sessões de apresentação oral a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) contou com o apoio de um comitê institucional de 33 (trinta e três) avaliadores internos e 3 (três) de produtividade do CNPq. Na sua maioria de professores vinculados aos programas de pós-graduação da Unifesspa e demais pesquisadores institucionais convidados.

WhatsApp Image 2022 03 23 at 09.02.06Para o Prof. Jayme Aparecido Povh (UFMS), “o sétimo seminário de iniciação científica da Unifesspa foi um momento ímpar para os bolsistas de IC/IT da Unifesspa, sendo marcado pela grande participação dos estudantes, que expuseram trabalhos de qualidade, com contribuições importantes para a região amazônica”.

O professor Carlos Maviael, do campus de Santana do Araguaia também participou das avaliações. “Esse ano tive a satisfação de participar desse evento e fiquei muito contente com o que vi, com a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas na nossa instituição. O momento também foi muito importante para interações e realizações de parcerias para continuarmos produzindo conhecimento”, disse.

Comitê Externo de Avaliação  

A avaliação externa dessa edição foi realizada pelos professores Jayme Aparecido Povh (UFMS) e Danilo Streit Jr. (UFRGS), ambos pesquisadores de produtividade do CNPq. O professor Jaime, classificou como gratificante ver o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento dos seus trabalhos de iniciação científica e a disposição para o aprendizado de novos conhecimentos.

 

Sobre o VII Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa

É o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/PIBITI) da Unifesspa por meio da ação sinérgica entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Parcerias que visam atender à crescente demanda da universidade em promover uma intrínseca relação entre estudantes e pesquisadores, ampliando a formação e produção científica no âmbito da pesquisa.

A Propit agradece a todos que apoiaram a realização do evento. Aos pesquisadores, aos alunos das empresas juniores que participaram da organização, aos professores que realizaram as avaliações das sessões de apresentação, aos técnicos-administrativos e demais setores da Unifesspa.

Fonte: Ascom/Propit/Unifesspa

Sessao_5_2 2.jpg          Cerimônia final 2.jpg

               

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página