Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Programação > Anais > Normas 2018
Início do conteúdo da página

Normas 2018

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 09h11 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h14 | Acessos: 4700

Edição 2018

Os resultados dos projetos de pesquisa deverão ser submetidos no formato resumo expandido. A apresentação poderá ser realizada em forma de comunicação oral. Os resumos deverão ser encaminhados através da páginda do evento no site https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/JEPE2018, no ato de inscrição, seguindo as instruções para submissão de trabalhos.

INFORMAÇÕES SOBRE O FORMATO DOS TRABALHOS

I. CONFIGURAÇÃO DO RESUMO

1. Pré-textuais:

a) Imagem do evento em forma de cabeçalho, somente na primeira página, centralizada.

b) Título do resumo: Usar fonte Times New Roman, tamanho 17, centralizado e utilizar maiúscula apenas na primeira letra da sentença.

c) Autores: Usar fonte Times New Roman, tamanho 13, centralizado (conforme template)

d) Palavras-Chave: apenas 3 palavras alinhadas à esquerda. Usar fonte Times New Roman Resumo, tamanho 10.

2. Textuais:

a) Páginas: 3cm margem superior e esquerda, 2cm margem inferior e direita. Fonte: Times New Roman, 12. Espaçamento: simples entre linhas e entre os parágrafos.

b) Alinhamento: justificado, com recuo de primeira linha dos parágrafos em 1,25 cm. Número de páginas: mínimo de 2 e máximo de 4, incluindo as referências.

O Resumo deve ser redigido em português, e deve tratar-se preferencialmente, de uma pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento. Entretanto, poderá ser aceito trabalhos pautados em revisões bibliográficas.

Observações: O aluno (a) só poderá ser autor principal em um único trabalho.

II. ESTRUTURA DO RESUMO: 

Introdução, Material e Métodos, Resultados e discussão, Conclusão e Referências bibliográficas. Esses subtítulos devem ser numerados sequencialmente em algarismo arábico, em caixa alta, negrito e fonte Times New Roman, tamanho 11. Espaçamento de 22 pontos antes e 11 pontos depois.

1. INTRODUÇÃO: Neste espaço deve apresentar o problema estudado de forma clara, utilizando referencial teórico. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

2. MATERIAL E MÉTODOS: deve indicar de forma concisa e clara a metodologia utilizada no trabalho para atingir os objetivos propostos, bem como a descrição detalhada dos procedimentos e instrumentos utilizados para possível replicação ou questionamentos.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesta seção deverão ser apresentados os resultados alcançados na pesquisa, discutindo estes com o referencial teórico apresentado. Para tanto, poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e imagens que sejam essenciais à boa compreensão do texto.

4. CONCLUSÃO: Neste item, indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas no trabalho, indicando sua relevância, vantagens e possibilidades de estudos futuros.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES: Para referências, usar fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado". Para citação das referências, utilizar o Estilo Vancouver, com a numeração entre colchetes e alinhada ao texto. Confira exemplos no material produzido pela Revista Papers do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) acessando o link “Citações e Referências”.

DICAS PARA APRESENTAÇÕES ORAIS

I. APRESENTAÇÃO ORAL

O(a) autor(a) de cada trabalho terá 15 minutos de apresentação, mais 05 minutos para questionamentos;

Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada sessão de apresentação;

As apresentações não poderão sofrer remanejamento de horário sem que haja a devida justificativa e a autorização do Coordenador de Sessão.

1. INTRODUÇÃO: O bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho e despertar a atenção do auditório para o seu trabalho, localizando o problema investigado a partir da literatura consultada.

2. COERÊNCIA E SEQÜÊNCIA LÓGICA DAS IDÉIAS: O bolsista deverá desenvolver sua apresentação de forma clara e ordenada, interligando suas ideias, permitindo, com isso, a compreensão dos pontos ou tópicos principais;

3. USO CORRETO DA LINGUAGEM: O bolsista deverá apresentar uma linguagem fluente, espontânea, rica e com vocabulário gramaticalmente correto.

4. COMPORTAMENTO NA APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá, na medida do possível, ser natural e auto confiante, procurando manter sempre o contato visual;

5. CONCLUSÃO: A conclusão deverá estar de acordo com os objetivos e a metodologia da pesquisa que foi desenvolvida, podendo indicar perspectivas futuras;

6. TEMPO DE APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá encerrar sua exposição dentro do limite de tempo estipulado previamente pela Propit, ou seja, 15 minutos para exposição e 5 minutos para o debate;

7. AJUDA DE INSTRUÇÕES: O bolsista deverá empregar de forma eficiente, oportuna e com propósitos bem definidos, os recursos audiovisuais à disposição;

II. APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

As apresentações em formato de pôsteres são exclusivos para participantes não vinculados a projetos financiados por agências de fomento.

Cada pôster deverá ser exposto por um período de quatro horas, em local determinado pela organização.

O(a) autor(a) ou coautor(a) deverão estar presentes pelo período de duas horas, em horário previamente determinado, para responder aos questionamentos dos visitantes.

CONFIGURAÇÃO DO PÔSTER

O pôster deverá ter as dimensões de 80 cm de largura e 1,00m de altura ou 80cm de largura e 1,20m de altura.

O pôster deverá contemplar: título do trabalho, identificação dos autores, vínculo institucional, introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos, conclusões e referências bibliográficas.

ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES DAS SUBMISSÕES

I. ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO

a) Inscrição é gratuita e realizada pelo Sistema SIGEventos.

b) O processo de submissão pode ser realizado pela comunidade interna da Unifesspa (Técnico, discente ou docente) e externa. Os usuários internos devem acessar o SIGEventos com as mesmas credenciais que utilizam para acesso aos demais sistemas da Unifesspa. 

c) Se for usuário externo, é necessário realizar o cadastro previamente no SIGEventos, no link disponível para usuários externos à Unifesspa. Após a finalização do cadastro com a geração da senha de acesso, entrar no sistema na opção “sem vínculo”.

d) Após o cadastro, na página de inscrição utilizar as opções disponíveis, conforme abaixo:

Responsáveis pelo Trabalho:

Responsáveis pelo Trabalho - vínculos: Docente, Técnico-Administrativo, Discente ou Usuário Externo.

Tipos de participação dos responsáveis: 

Apresentação de trabalho – Modalidade: Oral e

Apresentação de trabalho – Modalidade: Pôster;

Participantes do Trabalho:

Participantes - vínculos: Docente, Técnico-Administrativo, Discente ou Usuário Externo.

Tipo de participação: 

Autor e Coautor

É importante definir em comum acordo entre os participantes, quem será o responsável pela submissão/apresentação. Não será aceito para apresentação trabalhos submetidos intercalando autores e coautores para um mesmo trabalho.

Máximo de participantes por trabalho: 01 Autor/Bolsista e 01 Coautor/Orientador.

É necessário a apresentação de trabalho para emissão do certificado.

template

registrado em:
Fim do conteúdo da página