Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Programação > Anais > Normas 2019
Início do conteúdo da página

Normas 2019

Acessos: 6243

EDIÇÃO 2019

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os resultados dos projetos de pesquisa deverão ser submetidos no formato resumo expandido. A apresentação poderá ser realizada em forma de comunicação oral. As submissões serão realizadas neste módulo do SigEventos.

Ao realizar a inscrição, siga as instruções para submissão de trabalhos.

1. Orientações para Elaboração dos Resumos Expandidos

a) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 04 (quatro) páginas, incluindo: Título/Subtítulo do trabalho, Autores, Agência Financiadora (se houver); Eixo Temático/Área de Conhecimento (se houver); Introdução; Materiais e métodos; Resultados e discussão; Considerações finais; e, Referências.

b) O texto deve ser elaborado conforme as seguintes normas da ABNT.

c) O título do resumo deve estar em caixa alta, fonte 13, centralizado e negritado. O corpo do texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, Tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, Alinhamento Justificado, Margens 2 cm nas bordas superior e inferior, esquerda e direita. O recuo da margem esquerda, para a primeira linha de cada parágrafo, será de 1,5 cm.

d) Citações com mais de três linhas deverão estar em fonte Times New Roman 11, alinhado à esquerda e espaçamento simples, espaçamento entre parágrafos, 6 antes e 6 depois. As citações de autores de outros trabalhos no corpo principal do texto deverão seguir a norma ABNT.

e) A inserção de numeração das páginas deve ser no lado direito superior. O texto não deve apresentar notas de rodapé, com exceção das indicadas para apresentação do(s) autor(es).

f) O nome do(a) coordenador(a)/Orientador(a) do projeto deverá, obrigatoriamente, constar como co-autor do resumo.

g) O arquivo deverá ser enviado em formato PDF, em página A4.

h) A correção redacional e o atendimento às normas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e co-autor(es).

1.1 – Número de participantes por trabalho

Trabalhos vinculados aos editais 02/2018/, 04/2018, 11/2018 e 14/2018 – Somente 02 (dois) participantes: o (a) bolsista e o respectivo orientador (a).

Demais trabalhos – até 04 participantes: 1 (um) autor (a) e 3 (três) coautores.

2. Orientações para as Apresentações

As apresentações dos (as) bolsistas de Iniciação Científica devem ser feitas de forma oral e com utilização de powerpoint, não podendo ultrapassar o tempo estipulado. A arguição do avaliador será em cinco minutos. O (a) bolsista deve chegar 15 minutos antes do início da sessão de apresentações. A relação com a data, local e horário da exposição das comunicações orais será disponibilizada na página www.sic.unifesspa.edu.br.

Os demais participantes (que não são bolsistas) farão apresentação na modalidade de pôster.

2.1 Comunicação Oral: 

a) INTRODUÇÃO: O bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho e despertar a atenção do auditório para o seu trabalho, localizando o problema investigado a partir da literatura consultada.

b) COERÊNCIA E SEQÜÊNCIA LÓGICA DAS IDÉIAS: O bolsista deverá desenvolver sua apresentação de forma clara e ordenada, interligando suas ideias, permitindo, com isso, a compreensão dos pontos ou tópicos principais;

c) USO CORRETO DA LINGUAGEM: O bolsista deverá apresentar uma linguagem fluente, espontânea, rica e com vocabulário gramaticalmente correto.

d) COMPORTAMENTO NA APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá, na medida do possível, ser natural e autoconfiante, procurando manter sempre o contato visual;

e) CONCLUSÃO: A conclusão deverá estar de acordo com os objetivos e a metodologia da pesquisa que foi desenvolvida, podendo indicar perspectivas futuras;

f) TEMPO DE APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá encerrar sua exposição dentro do limite de tempo estipulado previamente pela Propit, ou seja, 15 minutos para exposição e 5 minutos para o debate;

g) AJUDA DE INSTRUÇÕES: O bolsista deverá empregar de forma eficiente, oportuna e com propósitos bem definidos, os recursos audiovisuais à disposição.

2.2 Comunicação na modalidade de pôster: 

A apresentação em formato de pôster é exclusiva para participantes não vinculados a projetos financiados por agências de fomento.

Cada pôster deverá ser exposto por um período total de 3 (três) horas, em local determinado pela organização.

O(a) autor(a) ou coautor(a) deverão estar presentes pelo período de 01 (uma) hora por sessão (serão três sessões) em horário previamente determinado, para responder aos questionamentos dos visitantes.

CONFIGURAÇÃO DO PÔSTER

O pôster deverá ter as dimensões de 80 cm de largura e 1,00 m de altura ou 80cm de largura e 1,20m de altura.

O pôster deverá contemplar: título do trabalho, identificação dos autores, vínculo institucional, introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos, conclusões e referências bibliográficas.

TEMPLATE DO RESUMO: Clique aqui!

TEMPLATE DO PÔSTER: Clique aqui!

PADRÃO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO ORAL: Clique aqui!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página