Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Programação > Uncategorised > Normas 2021
Início do conteúdo da página

Normas 2021

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 09h36 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h09 | Acessos: 3314

Edição 2021

 

Os resultados dos projetos de pesquisa deverão ser submetidos no formato resumo expandido. As submissões serão realizadas neste módulo do SigEventos.

Ao realizar a inscrição, siga as instruções para submissão de trabalhos.

1. Orientações para Elaboração dos Resumos Expandidos

a) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 04 (quatro) páginas, incluindo: Título/Subtítulo do trabalho, Autores, Agência Financiadora (se houver); Eixo Temático/Área de Conhecimento (se houver); Introdução; Materiais e métodos; Resultados e discussão; Considerações finais; e, Referências.

b) O texto deve ser elaborado conforme as seguintes normas da ABNT.

c) O título do resumo deve estar em caixa alta, fonte 13, centralizado e negritado. O corpo do texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, Tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, Alinhamento Justificado, Margens 2 cm nas bordas superior e inferior, esquerda e direita. O recuo da margem esquerda, para a primeira linha de cada parágrafo, será de 1,5 cm.

d) Citações com mais de três linhas deverão estar em fonte Times New Roman 11, alinhado à esquerda e espaçamento simples, espaçamento entre parágrafos, 6 antes e 6 depois. As citações de autores de outros trabalhos no corpo principal do texto deverão seguir as normas da ABNT.

e) A inserção de numeração das páginas deve ser no lado direito superior. O texto não deve apresentar notas de rodapé, com exceção das indicadas para apresentação do(s) autor(es).

f) O nome do(a) coordenador(a)/Orientador(a) do projeto deverá, obrigatoriamente, constar como co-autor do resumo.

g) O arquivo deverá ser enviado em formato PDF(obs: não serão aceitos arquivos em Word)

h) A correção redacional e o atendimento às normas são de inteira responsabilidade do autor e co-autor.

2. Orientações para as Apresentações

As apresentações dos (as) bolsistas de Iniciação Científica devem ser feitas de forma online, através de computador com câmera e internet, o tempo de apresentação será de até 20 minutos (15 apresentação +  5 questionamentos). A arguição do avaliador será em cinco minutos. O (a) bolsista deve entrar na sala, 05 minutos antes do início da sessão de apresentações. A relação com a data, local e horário da exposição das comunicações online, será disponibilizada na página www.sic.unifesspa.edu.br.

 

2.1 Comunicação online:

a) INTRODUÇÃO: O bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho e despertar a atenção dos participantes da sala para o seu trabalho, localizando o problema investigado a partir da literatura consultada.

b) COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA DAS IDEIAS: O bolsista deverá desenvolver sua apresentação de forma clara e ordenada, interligando suas ideias, permitindo, com isso, a compreensão dos pontos ou tópicos principais;

c) USO CORRETO DA LINGUAGEM: O bolsista deverá apresentar uma linguagem fluente, espontânea, rica e com vocabulário gramaticalmente correto.

d) COMPORTAMENTO NA APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá se apresentar na sala com vestimenta adequada para o evento e na medida do possível, ser natural e autoconfiante, procurando manter sempre o contato visual;

e) CONCLUSÃO: A conclusão deverá estar de acordo com os objetivos e a metodologia da pesquisa que foi desenvolvida, podendo indicar perspectivas futuras;

f) TEMPO DE APRESENTAÇÃO: O bolsista deverá encerrar sua exposição dentro do limite de tempo estipulado previamente pela Propit, ou seja, 15 minutos para exposição e 5 minutos para arguição;

g) AJUDA DE INSTRUÇÕES: O bolsista deverá empregar de forma eficiente, oportuna e com propósitos bem definidos, os recursos audiovisuais à disposição.

 

Modelo de template e tutoriais :
 

Template do resumo (bolsas PNAES): acesse.

 

Template do resumo (bolsas CNPq): acesse

 

Tutorial para inscrições no SIGEventos (avaliadores, discentes voluntários, ouvintes e bolsistas)

 

Tutorial para SUBMISSÃO trabalhos no SIGEventos

 

Modelo de slide para apresentação: acesse

 

 

 
Fim do conteúdo da página